quinta-feira, 29 de abril de 2010

2MCSNPP/Trabalho prático do final do primeiro semestre 2010 - REFILMAR UM COMERCIAL + STORY BOARD + PRODUÇÃO

TECSOIPP – Técnicas de Som e Imagem em Publicidade e Propaganda

2MCSNPP - Turmas D1 e D2

Trabalho: Refilmar um comercial, fazer um story board, inventário da produção

Valor do trabalho: 0 a 6,0 pontos


O TRABALHO

1) Dividir a sala em grupos de 4 a 6 alunos. Entregar a relação dos nomes e RA aos professores José Edward ou Rosa Itálica.

2) Escolher um comercial recente ou não, que tenha no mínimo 30 tomadas.

3) Desconstruir o comercial (elaborar um roteiro decupado) e fazer o seu STORY BOARD

4) Desenhar (colocar fotos ou colagens) de cada um dos 30 quadros (tomadas) do comercial. Ao lado dos desenhos descrever:

4.1 – O local aonde a história do comercial ocorre.
4.2 – Se é dia ou noite. Se chove ou faz sol.
4.3 – A ação (nos mínimos detalhes) do(s) personagem (ns). Suas características físicas, vestuário.
4.4 – O diálogo. Dando indicações de clima, intensidade.
4.5 – A música.
4.6 – Ruídos de cena ou trilha sonora incidental.
4.7 – Descrever (se houver) o(s) movimento(s) de câmera.

5) Descrever, detalhadamente, em folha a parte, todos os elementos providenciados pela PRODUÇãO para concretizar a filmagem.

6) REFILMAR TOMADA A TOMADA – Descrevendo, em folha a parte, os locais usados para a REFILMAGEM e curiosidades, incidentes e como tudo foi resolvido. Pode ser filmado com qualquer tipo de câmera, inclusive celular.

7) EDITAR A REFILMAGEM. Em qualquer programa que o grupo souber manipular, inclusive o Movie Maker, do pacote Windows. Em casa ou na USJT em horário de aula,

8) SOM – Usar o recurso da legendagem caso o som tenha problemas de audição.

9) Ao final do COMERCIAL REFILMADO, colocar o nome de todos os participantes do grupo, colaboradores. Identificar a disciplina, orientação, a Instituição e datar: junho 2010.

10) Terminado o trabalho, salvar o material para mídia DVD, com extensão AVI. Ou outra compatível com o equipamento existente na USJT. Verificar se o DVD ou VCD “roda” antes de entregar. O DVD entregue deve ter um acabamento PROFISSIONAL ( material sem identificação, ou escrito a caneta, ou em pedacinho do folha solta, terá desconto na nota do grupo de 1,0 ponto).

11) Data final para entrega e exibição em sala de aula: 8/6/2010 (turma D1) e 9/6/2010 (turma D2).


Professores José Edward Janczukowicz e Rosa Itálica/TECSOIPP – 29 de abril de 2010.