quinta-feira, 22 de abril de 2010

2MCSNPP/A Imagem Fotográfica Fixa Publicitária

A Imagem publicitária CONSTRÓI,com requintes de ARTIFICIALIDADE, a figuração da cena que será apresentada SEDUTORAMENTE ao consumidor, como condição de FELICIDADE.!" (Eduardo Neiva Jr, A Imagem)


1- CONSUMIDORES - A imagem publicitária (a fotografia publicitária) nos une na condição de consumidores, isto é, nossos sonhos, necessidades e as motivações conscientes e inconscientes.

2) BELEZA - A imagem publicitária (vale para a fixa e em movimento), queiram os puristas ou não, consegue na maioria dos casos alcançar resultados que são de uma beleza extraordinária. Em Publicidade, beleza é fundamental.

3)BELEZA FUNCIONAL - Na disputada pela preferência do consumidor, a fotografia publicitária, a imagem publicitária, deve transmitir, também, o conceito de beleza funcional: o desenho dos carros, a arquitetura de exteriores e interiores, as cores e as formas das embalagens, o formato dos produtos.

4) NÃO BASTA MOSTRAR - No início da publicidade em jornais (anos 20) e TV (anos 50/60), a simples imagem do produto era suficiente para motivar. Com a modernidade, globalização, a simples amostragem não basta para chamar a atenção do público. É preciso...

5) CATIVAR - Urge cativar o olhar inquieto e cada vez melhor informado do consumidor, que "teima" em correr/examinar, de produto em produto, de mercadoria em mercadoria, de idéia em idéia.

6) SENSAÇÕES FAVORÁVÉIS/ AGREGAR - Não basta mostrar. É preciso evocar /somar, cada vez mais, sensações favoráveis aos produtos. Um "exército infinito de elementos passa a compor a nova imagem publicitária, fixa ou em movimento: o sexo, a aventura, a liberdade, a jovialidade, o mistério, o bem estar ... despertando diversos apetites. O "exército de artifícios" só foi possível com o avanço técnico da fotografia (agora digital), os softwares de acabamento e de todos os estudos científicos visando descobrir quem é "o consumidor".

7) DESCOBRIR O INTERESSE - Tornar o banal em algo insólito. Descobrir o interesse no desinteresse, éis a árdua tarefa da imagem fotográfica publicitária. Afinal, que charme pode ter uma lata de óleo de cozinha? Ou um maço de cigarros?

8) HIPER-REAIS - "Parece até de verdade", "Dá vontade de comer", "Que sede" - expressões diante de uma foto ou comerciais de TV. A fotografia publicitária que provoca tais reações é mais do que real. ´Hiper-real. A lata de óleo de cozinha que desperta nossa vontade de comer salada só existe na fotografia. Se confrontada com a real, se notará que o produto FOTOGRAFADO é mais BELO do que o encontrado num supermercado.

9) RECURSOS- Foram necessários muitos recursos e artifícios para tornar a lata de óleo hiper-real: efeitos de iluminação, o foco da câmera (muito mais acurado que a visão humana). E, sobretudo um paciente trabalho de maquiagem (tratamento com Photoshop). Vamos somar também que o fotógrafo publicitário busca o melhor ângulo. E o Photoshop tem como função encobrir e corrigir eventuais "defeitos" do produto, comuns em qualquer produto fabricado em série.

10)MAIS DO QUE O PRODUTO - A imagem fotográfica publicitária tem a função de vender mais do que o produto. Ao comprar um jeans, queremos a liberdade e a juventude que foram "incorporados" ao produto.

11)EVITAR A MESMICE - Na fotografia do automóvel, desejamos também o romance. A composição da foto deve sair da mesmice do dia-a-dia. Mostrar o veículo como uma real opção de "uma nova vida". Para isso, deve evitar reflexos indevidos e fundos feios.

12)O PALADAR - Na fotografia de sorvete, além do frescor que o produto deve provocar, queremos todas as alegrias do verão.


13) COMPORTAMENTO - Na fotografia de moda, é preciso "mostrar a roupa". A foto deve incluir um comportamento, uma atitude, de quem vai usar a roupa. Muitas vezes, o erotismo e a sensualidade são componentes indispensáveis

14) FOTOGRAFIA GASTRONÔMICA - O fotógrafo tem que passar não só a beleza do prato, mas também a vontade de fazê-lo e comê-lo.

15 – FOTO ESPORTIVA, DE AVENTURA _ É fundamental que o visual mostrado “desperte” no receptor a vontade de praticar o esporte/aventura focalizado.

16 – SUPRIR CARÊNCIAS – Muitas fotos publicitárias prometem abundância, prazeres, juventude, amor, rejuvenescer e perene felicidade. Pois, de fato, não desejamos ser fortes, saudáveis, belos, inteligentes e amados?

17 – IDEAL DE PERFEIÇÃO – Se um dia transformasse-se em verdade tudo o que as fotografias comerciais prometem, a sociedade ocidental (aquela parcela que consome) teria, certamente, alcançado o seu ideal de perfeição.

18 – MULHER E O IDEAL DE BELEZA – A imagem dominante da feminilidade na propaganda é o ideal da beleza e da forma. É a transição da mulher doméstica (sem deixar de sê-lo) para a mulher fascinante, executiva, vencedora.

19 – BELEZA/COMPETIÇÃO – Esse ideal de beleza globalizado transforma a mulher numa intensa competidora (leia-se: consumidora). Competição mediante a aparência e atitudes pela atenção do marido, namorado, patrão, do emprego, de possíveis fantasias sexuais (sem trair, é claro! TRAIR NÃO PODE!).

20 – MULHER ATIVA – Ainda que o ideal de competição, via propaganda, veja a mulher quase sempre como um elemento passivo (espera o reconhecimento do homem, sua cantada), a “mulher de hoje” também é retratada como bastante ativa. Mesmo que o ativo, na prática, signifique “pique” para enfrentar dupla ou tripla jornada de trabalho.



21 – NÃO EXISTE BELEZA NATURAL – Muitas fotos publicitárias apresentam um ideal de beleza feminina que não reconhece como qualidade a beleza resultante de características naturais. É como se o comercial ditasse a norma: Nenhuma mulher pode atingir o ideal de beleza sem comprar em tais lojas, tais produtos, aplicar e usar cosméticos, malhar, ter o cuidado na escolha do modess.

22 – O IDEAL DA MASCULINIDADE – Raramente em comerciais ou em fotos publicitárias fixas se vêem homens na publicidade dirigida às mulheres. Mas quando aparecem, são geralmente do tipo gentil, amistoso, compreensivo (menos macho!)paciente, ótimo pai de família, companheiro. É também nos comerciais dirigidos às mulheres que encontramos o “novo homem”, onde as mulheres aparecem dando apoio e incentivo, “à medida que eles vão saindo da toca e admitem ter emoções e medos.”

23 – HOMENS E APARÊNCIA – Também os homens são “incentivados” a adquirir produtos para melhorar sua aparência. Enquanto o “ideal feminino” rejeita os traços naturais do corpo da mulher (cabelo, olhos, pele, dentes, unhas, lábios, corpo), os produtos de beleza oferecidos aos homens pretendem, em muitos casos, meramente acentuar os traços naturais do corpo masculino, e não transformá-lo.

24 – SENHORES DA TECNOLOGIA – A esfera própria dos homens, nas fotos publicitárias e filmes publicitários, é a palpitante vida de quem toma as principais decisões da sociedade. Como senhores da tecnologia, eles manipulam os sérios e complexos negócios da vida. Sem perder a ternura, claro!

Prof. José Edward - Prof. Rosa Itálica - 2010