quarta-feira, 21 de abril de 2010
2MCSNJO/A IMAGEM FIXA: A FOTOGRAFIA e o FOTOJORNALISMO
O Ato fotográfico
A importância da fotografia como instrumento e indicador dos múltiplos caminhos de percepção da realidade
1) A fotografia, para o senso comum, não pode mentir. Nela, a necessidade de "ver para crer" é satisfeita. A foto é percebida como uma espécie de prova: atesta indubitavelmente a existência daquilo que mostra.
2) A fotografia como espelho do real. É a imitação (imagem) mais perfeita da realidade. Motivo: sua natureza mecânica, objetiva e quase natural. Nisso, a fotografia em seus primórdios se opunha ao trabalho da obra de arte, produto do trabalho, do gênio e do talento manual do artista. E da sua opinião.
3) Pintura X Fotografia. Walter Benjamin: A verdadeira vítima da fotografia não foi a pintura de paisagem, foi o retrato em miniatura. Ao mesmo tempo floresce no final do século XIX a argumentação que graças a fotografia, a prática pictorial poderá adequar-se àquilo que constitui sua própria essência: a criação imaginária isolada de qualquer contingência empírica. Eis a pintura libertada do concreto, do real, do utilitário e do social.
4) Um discurso típico do início do século XX: a transformação do real pela foto.
5) A fotografia não é unicamente uma reprodução mecânica, fiel e objetiva da realidade. Rudolf Arnheim: A fotografia oferece ao mundo uma imagem determinada ao mesmo tempo pelo ângulo de visão escolhido, por sua distância do objeto e pelo enquadramento. Ela reduz a tridimensionalidade do objeto a uma imagem bidimensional; e todo o campo de variações cromáticas a um contraste preto e branco.
6) Ainda Arnheim: Ela isola um espaço preciso do espaço/tempo e é puramente (há controvérsias, grifo meu) visual (as vezes sonora como no cinema falado), excluindo qualquer outra sensação olfativa ou tatil. (Posteriormente, em 1932, Arnheim revê parte dos conceitos aqui emitidos).
7) O significado das mensagens fotográficas é direcionado a determinada cultura (repertório). Ela não se impõe como evidencia para qualquer receptor. Sua recepção necessita de um aprendizado dos códigos de leitura. Todos os homens não são iguais diante de uma mesma foto. O dispositivo fotográfico é, portanto, codificado culturalmente.
8) A fotografia deixa de aparecer como transparente, inocente e realista por excelência.
9) É no próprio artifício que a foto vai se tornar verdadeira e revelar a verdade interior do ato fotográfico.
10) A fotógrafa Diana Arbus, nos anos 70, queria que seus modelos, em vez de assumir uma posição natural, que eles posassem. Contra a foto pedaço-de vida, da foto feita de improviso, Arbus joga a imagem convocada e construída (como o retrato, em fotojornalismo). É por meio da imagem plástica que os personagens querem dar de si mesmo, que o fotojornalista os leva a produzir a sua "verdade", a sua "autenticidade" (Estilo de muitas fotos de Sebastião Salgado)
11) Richard Avedon: Para mim, as fotos têm uma realidade que as pessoas não têm (não percebem, grifo meu). Só por intermédio das fotos é que conheço essas pessoas.
12) A técnica fotográfica postula um mundo descontínuo, composto de momentos irredutíveis. Para a fotografia basta um momento. Um momento que nunca mais se repetirá.
13) A fotografia é a imagem realista (crível, documental, histórica) de um original que não existe mais.
14) A particularidade da fotografia (e sua grande magia e contribuição) está em capturar aquilo que é tão imediato (nunca mais será o mesmo) que quase escapa do registro técnico, e certamente escapa – muitas vezes num mesmo dia - do nosso registro visual.
FOTOJORNALISMO
1) O que é fotojornalismo? Relacione fotojornalismo com:
2) Direito a privacidade,
3) direito à notícia, à verdade (doa a quem doer),
4) a formação da opinião do leitor/cidadão,
5) respeito aos direitos humanos,
6) respeito e manutenção inquestionável da democracia,
7) respeito e luta intransigente pela manutenção da liberdade de expressão,
8) Ética,
9) Ao direito de ir e vir.
Universidade São Judas TadeuT
TECSOIJ – Técnicas de Som e Imagem em Jornalismo
Prof. José Edward Janczukowicz - 2010