quarta-feira, 21 de abril de 2010

2MCSNJO/WWW.RICKARDO.COM.BR/FOTOJ

A referência básica do curso de Fotojornalismo.



1) O site WWW.rickardo.com.br/fotoj foi criado pelo professor titular da matéria Fotojornalismo, Ricardo Seyssel. Com atualizações constantes, o site é a referência principal de qualquer professor que for ministrar a matéria na Universidade São Judas Tadeu.

2) Responsável pela disciplina de Fotoj na unidade Butantã, eu, prof. José Edward, recomendo constantes visitas ao site WWW.rickardo.com.br/fotoj


3) Ali, os alunos do 2MCSNJO irão encontrar as matérias que servirão como base para a nossa Avaliação de Conteúdo do primeiro semestre. A saber:
- Realidades Construídas,
- Olho, Máquina e Coração
– Da Fotografia Analógica à ascensão da Fotografia Digital.
Mais textos suportes para a disciplina:
- A Margem de Interpretação e a Geração de Sentido no Fotojornalismo
- Fotojornalismo , de Jorge Pedro Sousa
- História da Fotografia (Datas/Acontecimentos)
- Uma História Crítica do Fotojornalismo, de Jorge Pedro Sousa
-O Pioneiro da Fotografia no Brasil

4) No site WWW.rickardo.com.br/fotoj você encontrará os temas tratados em sala de aula em sua total amplitude: História da Fotografia, Câmara Fotográfica, Enquadramento e Composição Fotográfica, Iluminação, Gêneros Jornalísticos (que veremos no segundo semestre), Ética no Fotojornalismo.
5) Vocês poderão apreciar dois ensaios fotográficos belíssimos: Juca Varella e Thomas Lekfeldt. Aulas de fotojornalismo. Aulas de percepção.

6) Completando o site, o Plano de Ensino e os seguintes links e tutoriais: Apostila Adobe Phtoshop 6/7, Ajuda Adobe Photoshop CS3, Curso Info Adobe Photoshop CS3, Manuais das Nikon D40 e D50, Tutorias sobre Fotografias Digitais, Câmara Virtual.


Universidade São Judas Tadeu – 2010
Prof. José Edward