FOTOJ- FOTOJORNALISMO
1) FOTOGRAFIA
Conceitos gerais, O personagem (fato), o fotógrafo (a foto) e os principais fatores e procedimentos.
1)FOTOGRAFIA
2)FOTO= LUZ
3)GRAFIA = REGISTRO
4) O ATOR PRINCIPAL
4.1) Enquadramentos, ângulos, planos, efeitos
5) REGISTRO= O FOTÓGRAFO comandando a CÂMERA (RECEBE A IMAGEM)
5.1) Diafragma, obturador, objetivas
6) CCD (charge-coupled device) – Fixar a imagem
7) REVELAÇÃO : Photoshop (quando necessário)
1 FOTO – LUZ
1.1 – Foto é LUZ.
1.2 – LUZ é uma das principais preocupações do fotógrafo a cada foto que ele for registrar.
1.3 – É necessário conhecer a LUZ.
1.4 – A LUZ pode ser NATURAL, EXISTENTE ou ARTIFICIAL.
1.5 – A luz NATURAL ou EXISTENTE eu não CONTROLO plenamente. A ARTIFICIAL eu CONTROLO.
1.6 – É fundamental para a EDUCAÇÃO DO OLHAR do fotógrafo ele ter o maior REPERTÓRIO das mil e uma facetas da luz NATURAL.
1.7 – A forma mais eficaz de EDUCAÇÃO DO OLHAR, relacionado à luz NATURAL, é OLHAR. Perceber DIFERÊNÇAS, CORES, FORMAS, VOLUMES, TEXTURA, MOVIMENTO, PROFUNDIDADE DE CAMPO (perspectivas)
1.8 – Exercícios simples mas muito objetivos na educação do olhar em face da luz NATURAL. Pressupondo um dia ENSOLARADO.
1.9 – Sente em qualquer lugar, diante de uma paisagem no campo ou cidade. Permaneça no local das 16:30 até às 19:30. Observe com cuidado como a imagem vai se DESFAZENDO diante dos seus olhos. Até, praticamente, desaparecer. Deixar de existir. Existindo.
1.10 – Faça o mesmo exercício, no mesmo local, entre às 5:00 até às 8:00. Observe o renascimento da imagem. Como a luz pinta (no sentido cor – com toda a gama de cores) o ambiente. Como lhe dá contornos (no sentido arquitetônico). Como a luz vai revelando todos os detalhes.
1.11 – Repita o mesmo exercício num dia NUBLADO. Num dia CHUVOSO. Num dia com NEVE caindo.
1.12 – Aprenda a observar os DIFERENTES RETRATOS que a LUZ NATURAL nos proporciona à medida que o dia vai passando.
1.13 – Observe os contrastes entre claros e escuros. As sombras. Os diferentes volumes.
1.14 – LUZ NATURAL EXISTENTE – É a luz encontrada no local de sua fotografia, geralmente interna, para distinguir da luz do sol.
1.16 – LUZ EXISTENTE NOTURNA (natural visto que não é o fotógrafo quem a produz) – É criada por uma variedade de fontes: mistura luz de janela, pontos de luz pública e reflexos.
1.17 – Quase sempre é irregular – formando dezenas de imagens. Algumas partes da cena podem estar bem iluminadas, enquanto outras ficam nas sombras.
1.18 – A luz existente noturna requer cuidadosa leitura do fotômetro e aprendizado de como medir as áreas da imagem.
1.19 – O problema mais comum com a luz existente noturna é a sua baixa intensidade. Mesmo com filmes rápidos (de maior ISO, atualmente megapixels), você terá de fotografar com velocidade de obturador muito baixa e diafragma totalmente aberto (menor profundidade de campo).
1.20 – Para fotos razoavelmente nítidas, firme a câmera num bom tripé. E faça a fotometragem corretamente, de preferência usando um fotômetro manual.
Turma 2MCSNJO - 19/4/2010