CANAIS DE COMUNICAÇÃO – PNL
Objetivo: reconhecer o potencial de recepção do receptor da mensagem publicitária e jornalística.
PNL – Segundo a teoria da Programação Neurolinguística, o homem pensa, sente e se comunica através de três canais de comunicação:
1) o Visual
2) o Auditivo
3) o Cinestésico (olfato, paladar, tato e percepção dos órgãos internos)
PNL – Tem suas origens na GESTALT, associada a terapias de regressão etária, hipnóticas e de níveis alfa. Embora sendo predominantemente empregado como uma terapia, seus elementos encontram aplicação ampla em áreas onde a comunicação é fundamental
1) O VISUAL
1.1 – o Visual registra o mundo a partir de imagens.
1.2 – Imagina o mundo globalizado.
1.3 – Na comunicação é o esteta, o artista, faz gráficos, desenhos.
1.4 – É didático, mostra, demonstra, exibe.
1.5 – Principais expressões: ver, olhar, observar, descobrir, colorida, perspectiva, imaginar, mostrar, demonstrar, apagar, aparência, arrumar.
1.6 – Contorno do mundo a partir da estética; visão de conjunto; criatividade; agilidade; valorização da beleza; limpeza; ordem e organização.
2) O AUDITIVO
2.1 – Seu universo: palavras escritas e ouvidas.
2.2 – O Auditivo descreve, explica, sintetiza.
2.3 – Fala bem, sabe ouvir, raciocina com facilidade, elogia, critica.
2.4 – Faz utopias teóricas, normatiza.
2.5 – Tem linguagem interior intensa. Muitas vezes fala consigo mesmo.
2.6 – Principais expressões: dizer, falar, ouvir, escutar, música, cantar, responder, gritar, alarme, papear, perguntar.
3) O CINESTÉSICO (movimento) e o SINESTÉSICO (mistura sensorial)
3.1 – Relaciona-se pelo contato físico , sensorial com os objetos.
3.2 – O Cinestésico é todo sentir, sentir cíclico, dialético, conflitual.
3.3 – Emoção, arrebatamento, agressividade, abertura, carinho, sensualidade. Tudo em ciclos. Altos e baixos. Euforia e depressão.
3.4 – Sente o seu universo interior e se comunica pela vivência e pela experiência.
3.5 – Para avaliar alguma situação, necessita sentir-se vivenciando-a. Sem isto, tem dificuldades para se posicionar.
3.6 – Principais expressões: sentir; sofrer; pegar; prazer; manusear; impacto; choque; acariciar; chutar; de pressa; de vagar; agressão; agradável; gostoso; salgado/doce.
4) JOGO TRIÁDICO
4.1 – O ideal seria que as pessoas desenvolvessem igualmente os três canais. Entretanto, diante do jogo triádico dentro de qual de manifesta a história pessoal de cada um, há uma acomodação hierarquizada da relação 2 X 1. Ou seja:
4.2 – Um canal torna-se mais consciente, e portanto predominante – oficial.
4.3 – Outro canal também apresenta bom nível de consciência e desenvolvimento - natural, muitas vezes competindo com o primeiro.
4.4 – Um terceiro canal é o menos consciente, menos desenvolvido – oscilante.
4.5 – O canal menos consciente não é um canal fraco. Quando se consegue atingi-lo, a tridimensionalidade se completa. E onde o que era e estava inconsciente passa a estar juntamente com os outros canais. Ele tem o poder de a “sede da transformação” e do “insight.
5) PNL E EDUCAÇÃO
5.1 – Há entre o professor e o aluno um circuito de comunicação em que, na maior parte do tempo, o mestre é o emissor e o aluno o receptor.
5.2 – No circuito da comunicação, o professor tem a obrigação de conhecer e controlar o processo para poder fazer-se entender.
5.3 – Pode ser um professor que trabalhe fazendo apenas discursos e entregando textos para análise. Será bem recebido pelos alunos auditivos e encontrará dificuldade de comunicação com os visuais e cinestésicos.
5.4 – Tendo consciência deste processo, o professor deverá usar outros recursos para completar a informação. Ele poderá acrescentar esquemas, gráficos, audiovisuais, para se comunicar com os visuais. E exercícios, dramatização, painéis e atividades práticas para se comunicar com os cinestésicos.
Material extraído do texto-base ministrado em sala pelo prof. Antonio Carlos de Almeida – que nos autorizou o uso - e em cujo site os senhores e senhoras encontram o teste completo que poderá ajudá-los a perceber qual é o seu Canal de Comunicação predominante.
Prof. José Edward / Prof. Dra. Rosa Itálica/ 2010