sábado, 1 de maio de 2010

2MCSNPP/2MCSNJO/Teoria da Imagem/Introdução

I – O que é imagem?

1) O mundo é uma imagem.

2) Nos aprendemos o mundo através das imagens.

3) A visualidade é o que permite a imagem.

4) A percepção do mundo visível depende de um processo seletivo (nossa percepção) e racional (nosso repertório).

5) Quando percebo o meu objeto do mundo real eu imediatamente o represento (crio a sua imagem). Representar é relacionar (entender a imagem como uma verdade observada e compará-la com meu repertório). Esse processo constante amplia o meu conhecimento sobre aquela realidade.

6) A imagem tem sempre uma história.

7) Se eu não reconheço a referência, a frustração e a indiferença estragam a minha contemplação, percepção e absorção. No caso de uma peça de publicidade, a frustração e a indiferença se transformam em ruído. E diminuem ou invalidam a nossa mensagem.

8) A imagem parece autônoma (existe por si, tem vida própria) porque se confunde com o real. A imagem é o real. Daí o seu caráter de credibilidade e representação.

9) A veracidade de uma imagem é ela mesma. Como são reais as novas imagens produzidas com as modificações constantes de luz e sombras.

10) Conhecemos o mundo (a imagem) através de sua visualização: tradução em sólidos, luzes e cores que ocupam a sua superfície.

11) A imagem nos parece pura e evidente. De fato são as luzes e as sombras que determinam a aparência dos objetos. Mudam luzes e sombras, muda a aparência do objeto.

12) Para que uma imagem seja visível é preciso que três etapas sejam cumpridas:

a) A luz espalha-se diferentemente pelas superfícies a serem percebidas.
b) A luz é transmitida para o olho.
c) A luz constitui-se num foco, formando a imagem.


13) O mundo, a realidade e nós mudamos diariamente, continuamente. A cada dia que você se olha no mesmo espelho, do seu quarto, você vê uma nova imagem. No mínimo, no dia seguinte, você está um dia mais velho.

14) Tal qual você se conhece (e reconhece) diferente diariamente, assim também você precisa aprender a ler todas as imagens – e suas constantes mudanças – que fazem parte da seu universo, da sua vida.

15) Quer queira, quer não, o homem e o mundo que o rodeia (as imagens) são uma metamorfose ambulante.

16) O mesmo raciocínio vale para o público-alvo de sua mensagem publicitária.


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II – Características de uma imagem

1) As propriedades que a imagem adquire do mundo real são :

# extensão na distância
# modelação em profundidade
# verticalidade
# estabilidade
# ilimitabilidade
# cor
# sombra
# textura
# integração por superfície, bordas, formas e interespaços
# pluralidade de coisas que possuem significado


2) A enumeração das características sugere complexidade do “ver”. É uma enumeração pedagógica. O que vemos é sempre a imagem unificada.

3) As dez propriedades do mundo visual se reduzem a um processo complexo de síntese. E outros sentidos fazem parte do processo.

4) Seria tolice pensar que a mera contemplação da luz nos leva, por exemplo, à representação da distância. Tal representação define-se pela comparação entre a luz recebida e a possibilidade de tocar o objeto.

5) À distância, os objetos parecem menores. Como não confundir? Toco o objeto e assim sei o seu tamanho real.

6) A necessidade do toque não é sempre exigida porque estamos cercados de objetos que, por serem familiares, já conhecemos suas propriedades.

7) A imagem feita por perspectiva presume o espectador diante do quadro. O que dispensa o toque no objeto.

8) Os manuais de psicologia da percepção mostram desenhos de dois perfis em preto que, ao serem contemplados segundo um outro padrão, transformam-se num vaso. O olhar do espectador ocupa posições diversas e duas representações apresentam-se alternadas. A imagem é determinada pela posição do olhar; a cada instante este cristaliza um novo padrão e uma nova ordem.

9) Por ser essencialmente presença, a imagem nunca é impossível, mesmo quando o objeto representado não tem como ser construído materialmente.



A Introdução aqui postada necessita, obrigatoriamente, da leitura do livro " A Imagem", de Eduardo Neiva Jr.,- Editora Ática - Série Princípios - 2002.
É livro que sempre adotamos para a disciplina de Técnicas de Som e Imagem. Entendemos, ainda, que ele é de leitura indispensável para todas as disciplinas relacionadas com o universo da Comunicação Social e Audiovisual que visam "mergulhar" no "vasto mundo da Teoria da Imagem".
Pode ser adquirido em qualquer livraria. Normalmente orientamos nossos alunos para procurá-lo em sebos, aonde é facilmente encontrado por um preço muito acessível.


Prof. José Edward / Prof. Dra. Rosa Itálica
Abril de 2010