quinta-feira, 6 de maio de 2010

2MCSNJO/FOTOJ/Photoshop/Novo corte/Equilíbrio cores

Tratando uma foto jornalística (edição/escolha/opinião/refotografar)

1) O NOVO CORTE!
1.1) Abra o photoshop.
Aparece a tela básica. Composta por:
· Caixa de Ferramentas : barra que fica a esquerda da tela. Reúne ferramentas de seleção, criação, vetor e auxiliares.
· Barra de Menus : fica na primeira linha horizontal. É fixa para uso e no relacionamento com todas as ferramentas.
· Barra de Opções : fica logo abaixo da Barra de menus. Varia conforme a ferramenta em uso.
· Paletas : ficam do lado direito da tela. São caixas com várias opções que auxiliam a executar tarefas específicas. Tradicionalmente, a tela exibe as paletas do navegador, cor, camadas e histórico.

1.2 ) Como o nosso primeiro passo é tratar fotos com recursos permitidos para a não adulteração da fotojornalística, podemos precisar da tela com mais espaço para visualizar a ou as fotos trabalhadas. Uma forma simples de “limpar o desktop,”, tirando de vista as paletas é clicar SHIFT + TAB. As paletas desaparecem. Para voltarem ao desktop, clique, novamente em SHIFT + TAB.

1.3) Selecionada a foto, quer dizer: editada, traga a foto para o desktop do photosop. Vá até a Barra de Menus, clique em ARQUIVO e arraste o cursos do mouse até ABRIR. Dê um clique usando o botão esquerdo do mouse.

1.4) Escolha a IMAGEM que você vai tratar. Dê dois cliques na imagem usando o botão esquerdo do mouse. A imagem aparecerá no desktop do photoshop.

2. A primeira ferramenta que você vai usar é a de CORTE E DEMARCAÇÃO. ( É a terceira da Caixa de Ferramentas de Seleção, contando de cima para baixo, e fica na primeira coluna). Arraste o cursor até lá e dê um clique usando o botão esquerdo. Observe que aparecerá uma nova Barra de Opções.

3. Observe que o cursor muda, ficando com uma aparência igual ao da ferramenta selecionada.



4. PARA SELECIONAR E MARCAR A EDIÇÃO DA FOTO você deve posicionar o cursor no ponto, clicar com o botão esquerdo, e arrastar o cursor até onde acredita que melhor será o novo enquadramento.

5. Aparece uma área pontilhada (que representa seleção) e oito pequenos quadradinhos que servem para redimensionar a seleção. Basta clicar com o botão esquerdo em qualquer quadradinho e estipular o corte.

6. Estabelecido o novo “corte”, basta pressionar a tecla enter e você verá e terá a foto tal qual foi por você recortada.

7. Corte aceito, salve a foto. Vá com o cursor até ARQUIVO. Com o cursor pressionado, desça até SALVAR COMO. Aparecerá uma caixa de diálogo. Altere o nome da foto. E dê o enter.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratando uma foto jornalística (Pequenas alterações que melhorem a foto – principalmente pensando na sua publicação - sem macular a sua VERDADE.

Curvas, equilíbrio de cores, brilho e contraste e matiz/saturação.
1) Com a foto escolhida e devidamente editada, você pode fazer pequenas alterações que, em hipótese alguma, DETURPEM A REALIDADE FOTOGRAFADA. Para tanto, o bom senso e a ética jornalística devem prevalecer sempre.
2) Para tratar a foto, você deve levar o cursor até a Barra de Menus e clicar com o botão esquerdo em IMAGEM. Arraste o cursor até AJUSTES. Procure a opção CURVAS. Dê um clique com o botão esquerdo do mouse.

3) Aparecerá um quadrado composto de 16 pequenos quadrados e uma linha que o marca no sentido longitudinal.
4) Arraste o cursor até o centro desta linha. Perceba que o cursor agora se transformou em um (+).
5) Clique no cursor, ao tocar a linha. Manipule a curva. Observe as variações de cor que irão aparecer na foto selecionada. Para tanto, atente se o item visualizar (da caixa de diálogo) está clicado. Se não estiver, acione.
6) Tentativa e erro. Fixada uma curva apropriada, clique em (ok) e salve a correção.

7) Volte com a cursor em IMAGEM e vá até o item AJUSTE. Depois, localize EQUILÍBRIO DE CORES.
8) Mais uma vez, tentativa e erro para chegar a melhor foto. Aquela que representa, sem maquiagem, a realidade fotografada.
Em EQUILÍBRIO DE CORES você pode trabalhar livremente nas três cores básicas. Leve o cursor até o centro da linha que representa cada cor. Clique na setinha e arraste-a para direita ou esquerda, observando as mudanças na foto em tratamento.
9) Encerrados os possíveis acertos, clique em OK e salve as alterações.
10)Com o cursor vá até IMAGEM. Arraste até AJUSTES e busque a opção BRILHO/CONTRASTE. Clique nela. Leve o cursor até a seta que fica no meio das linhas e arraste para a direita ou esquerda, sempre observando as alterações provocadas na foto em tratamento.
11)Encontrado o ponto ideal, clique em OK e salve a foto.
12) Com o cursor vá até IMAGEM. Arraste até AJUSTES e busque a opção MATIZ/SATURAÇÃO. Você pode trabalhar livremente no ajuste da MATIZ, ou SATURAÇÃO ou LUMINOSIDADE. Encontrado o ponto ideal, clique em OK e salve as alterações.



Tratando uma foto jornalística. Atalhos!

1) Desfazer. Você não gostou de uma ação realizada e quer voltar à imagem anterior. Pressione CTRL + Z.
2) Desfazer mais de uma vez: CTRL +ALT+Z
3) Exibir a opção CURVAS = CTRL + M
4) Exibir EQUILÍBRIO DE CORES = CTRL + B
5) Fazer uma ou mais imagens da foto tratada = IMAGENS+DUPLICAR
6) Fechar EQUILÍBRIO, CURVAS = ALT+f4
7) Só a foto, sem régua = digite F
8) Recolocar a régua = digite F ou CTRL+R
9) Ampliar a imagem, zoom ou t = CTRL+
10)Diminuir a imagem, zoom in = CTRL­­-

Prof. José Edward – FOTOJ - 2MCSNJO/Butantã/ 2010